O pagode que surgiu nas festas realizadas nos fundos dos quintais do subúrbio Rio de janeiro na década de 70, ganhou as rádios e pistas de dança na década seguinte, espalhando alegria em cenários de muita descontração, deixando que a música ganhe vida, demonstrando os lamentos das pessoas que lá viviam. Pagode era a expressão utilizada para as festas dos escravos das senzalas, mas que rapidamente transformou-se, ganhando um cenário de alegria regada de muita comida, bebida e samba, em um som de muito ginga.
Surgiu assim um grupo de pagodeiros que fazia um samba bacana de muita alegria, chamado “fundo de quintal” que tinha como vocalista a voz potente de Almir Guineto, um cantor que foi prestigiado com o terceiro lugar em um dos festivais mais corridos da MPB Shell, de 1981, com a música “Mordomia”.
Não demorou muito e o samba ganhou uma nova cara. O pagode tradicional ganhou forças com uma variação mais pop do samba surgindo um pagode suingado ,com músicas como a dos Grupos Raça Negra e Negritude Júnior.Esse novo jeito de fazer pagode atraiu a muitos gerando a formações de grupos como Só pra contrariar (que teve seu o nome tirado do titulo de uma musica do grupo Fundo de quintal), Art Popular, Os travessos, Molejo, Soweto, Pixote, Katinguelê ente outros.
Foi esse novo jeito de fazer pagode que Grupo Revelação ganhou espaço e passaram a reconhecidos. Para os que todos os domingos frequentavam o Pagode do Arranco do Engenho de Dentro, no subúrbio do Rio de Janeiro, acompanhou o grupo de seu inicio, e sabe que o grupo evoluiu para um a pagode de grande destaque, com músicas inesquecíveis como: ‘’fresquinha’’, ‘’Perdidamente apaixonado’’, ‘’Seca no sertão’’, e ‘’Altas horas’’.
Hoje o pagode ganhou novos artistas, saiba um pouco sobre grupos que estão nas paradas de sucesso de todo país:
Bokaloka- O grupo que surgiu há quatorze anos possui como integrantes Renatinho Bokaloka (vocalista), Toninho Branco (cavaquinho) e Adílson Sorriso (percussão), O grupo ganhou dois Discos de Ouro. lançou este ano o sétimo CD: 'Falando Sério' que tem como música de trabalho 'Chora coração' que faz muito sucesso nas rádios. Esse novo trabalho trás em seu repertorio elementos regionais com samba, com viola caipira, acordeon, instrumentos eruditos, violino, enfim, nós usamos elementos que não são comuns dentro dos arranjos de samba.
Inimigos da HP- o que era só um brincadeira tornou-se sucesso, o grupo que se reuniam na faculdade só para fazer um pagodinho conquistou milhares de fás em todo o Brasil. A banda formada por: Alemão (surdo), Bonilha (percussão), Bruninho (cavaco), Cebola (pandeiro), Gui (repique de mão), Leo (banjo), Sebá (vocal) e Tocha (rebolo) vem fazendo sucesso deste do seu primeiro CD. O grupo já lançaram músicas marcante como “Toca Um Samba Aí”, “Vêm Buscar O Que É Teu” e “Nosso Filme”, que ficou entre os primeiros lugares em execução nas rádios de todo o país. Não podemos deixar de dizer que esse grupo também foi conteplado com um disco de ouro.
Alexandre Pires- o eterno fã do grupo Fundo de Quintal,,já foi vocalista do grupo SPC (Só Pra Contrariar), resolveu seguir a carreira solo, com o CD “É Por Amor” de 2001, onde ganhou um grande destaque internacionalmente chegando até ter uma versão em espanhol. Alexandre Piris mostrou que tem talento de sobra passando a ser um destaque levando o nosso pagode ao mundo inteiro.
Podemos citar também os grupos: Jeito Moleque, Exaltasamba, Sorriso Maroto, Doce Encontro, Turma do Pagode e muito mais, para mostrar que nosso Brasil tem samba no pé.
Esses são só alguns dos grupos e artista que nos leva a apreciar uma boa música. Não fique de fora e saia de casa para curtir a noite com muito samba, pois o sinonimo de alegria se encontra no pagode de boa qualidade.
Hozana Arruda e Aglailda Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário