Fortaleza é prestigiada com um dos pontos turísticos mais visitados do Ceará, o Centro Dragão do Mar de arte e cultura mais conhecido como Dragão do Mar (localizado à Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema) elaborado pela secretaria da cultura do estado em 1999, foi batizado de Dragão do Mar em homenagem ao histórico personagem que também era conhecido por Chico da Matilde.
Este espaço foi criado para proporcionar a toda comunidade cearence e aos seus vizitantes momentos de muita cultura, lazer e descontração, além de ser um grande atrativo para os nossos turistas que vem para fortaleza e tem este espaço como um dos principais pontos turisticos, Foi construido em uma antiga área portuária, possuindo ainda, em seu entorno, uma série de bares, restaurantes, lojas de artesanato e teatros. Contrasta com casarões que prevalesem em um bom estado des do inicio do século.
Em seu vasto espaço de 30 metros quadrados abrage vários ambientes como o MAC ( Museu de Arte conteporânia) por meio de esposições, visitas, cursos e debates, projetos com arte em crivo e muito mais que este ambiente oferece.O objetivo é de espandir culturalmente seus visitantes para que eles posam a ter uma copreenção maior sobre o universo da Arte Conteporania. As Visitas podem ser feitas: de terça a quinta, das 9h às 18h30. De sexta a domingo, das 14h às 20h30. Entrada é franca. Outras informações: 85.3488.8622 / 8624.
Anfiteatro que tem como nome Sérgio mota, construindo com o intuito de promover atrações grandiosas de artistas locais e nacionais como: Alcione, Jonny Alf, Leila Pinheiro, Stanley Jordan, Chico César, Zeca Baleiro, Luiz Melodia, Ângela Maria, Fagner, Belchior, Beth Carvalho, Lenine, Elza Soares, Lenine, Elza Soares, dentre outros artistas renomados do país. Além de Mostra a Cultura Tradicional Popular sede seu espaço para circuitos culturais como MPB Petrobras, Bienal de Internacional Dança, Circuito Cultural como o Banco do Brasil, Projeto Pixinguinha.
Hoje o lugar se tornou um dos espaços mais visitados e reconhecido do mundo, por divulgar o valor de nossa gente para todos que visitam.Assim também o cinema que não fica para trás se disponibiliza de duas salas altamente equipadas, fornecendo para ao telespectador conforto e novidades.
Esse grande centro também tem espaços para conferências, congressos e apresentações artísticas, realizado em seu auditório te alta tecnologia como transmições em alta definição dotado de modernos sistemas de multimídia e sala climatizada. Mas o mais bacana são os eventos artísticos com o “domingo musical”, onde se apresenta músicos regionais, dando orpotunidade a novos grupos, alem disso dentre os projetos apresentados estão o teatro, a leitura de mesa criando debates enquetes sobre assuntos polêmicos da atualidade.
A Biblioteca que tem seu funcionamento de terça a sexta das 9:00h às 14:00h e das 13:15h às 18h, fornece serviço de consulta no local, se disponibilizando de livros como de filosofia, turismo, educação,história autobiografias, literatura, cinema, dança e cultura popular, esse são uns dos alguns dos temas encontrados para que seus usuários possam concluir sua pesquisa com mais clareza possível.
A praça verde tem como nome historiador Raimundo Girão é um espaço bem amplo e um dos mais lindos do Centro, lá são realizados shows de grande porte e eventos infantis que chama atenção de milhares crianças da grande Fortaleza que quando estão por lá brincam e Pintam no Dragão do Mar; elas aprendem a confeccionar brinquedos e até visitam obras de arte, Lá também tem diversão para jovens através de cursos e oficinas cultural no meio do campo que por ser ao ar livre tem um atrativo a mais para captar a atenção de quem passa por lá
Nesta praça é possivel encontras vários grupos de pessoas de poetas até musicos que vão ao espaço verde buscar espiração para suas obras.
MCC (Memorial da Cultura Cearense),é um lugar reservado para a natureza antropológica com o foco nas manifestações e valores culturais do povo cearense valorizando a o trabalho do artista popular, reconhecendo a criatividade de nossa terra. As exposições desses trabalhos se tornaram uma grande aula para quem a prestigia, conhecendo a religiosidade popular, o artesanato colocando o nordestino como grande personagem da nossa cultura popular.
Um das exposições mais visitadas no MCC é a dos “Vaqueiros”,uma exposição altamente regional onde o trabalho documental, fotográfico e cenográfico, atrai muitas pessoas com o objetivo de mostrar um dos personagens mais admirável por sua força e coragem de batalha pela sobrevivência . O acervo também abre as portas para estudantes, fazendo parceria com instituições educacionais para pesquisas e aprendizagens sobre a cultura nordestina tendo como a de conhecimento sobre a exposições de xilogravuras, esculturas, pinturas e muitas leituras de cordéis. O mais interresante nesse espaço é acessível a todos até mesmo aos deficientes visuais que podem ter o acesso é viabilizado através do uso de legendas e textos da exposição em Braille. Isso deixe-nos cearenses muito alegres pois temos um grande centro cultural que tem como lema que a “A falta de visão não pode ser barreira de comunicação”.
Por fim não poderíamos deixar de falar no incrível Planetário espaço encontrado dentro do Dragão do Mar portando de uma alta tecnologia permite uma fantástica visão dos astros com imagens em 3D, mostrando com fidelidade os fenômenos astronômicos. Assim brotando o gosto pela admirável ciência que estuda os astros, a astronomia, em 45 minutos de aventura pelo espaço você pode aprender muita coisa.
Agora só falta você, visite esse espaço tão cheio de cultura, musicalidade, novidades e curiosidades que vem crescendo a cada dia não só no Ceará mais também em todo o mundo.
Hozana Arruda
Nenhum comentário:
Postar um comentário