A reportagem televisiva é um forma de relatar o acontecido através de recurso como a imagem, o off, a passagem , os personagens , a sonora , entre outros recursos do telejornalismo, mostrando o ocorrido, uma novidade, algo inacreditável, todo fato que possa chamar atenção de quem se senta em frente a “caixa mágica”. O repórter busca conhecimento, investiga, apura, corre atrás dos mínimos detalhes, confere sempre as informações antes de repassá-las para aos telespectadores de maneira clara e imparcial.
O jornal na TV é diferente dos outros meios jornalístico, no telejornalismo não existe o “eu”, ninguém trabalha sozinho tudo é feito em equipe, um depende do outro, um exemplo é reporte que depende do câmera para casar off ou passagem com a imagem, por esse motivo é muito importante um bom relacionamento entre as equipes.
O trabalho de um repórter televisivo não é fácil, não é mostrar o rosto para uma câmera e falar algumas palavras e pronto, fazer textos improvisados, ensaiar varias vezes o texto, fazer aquela passagem que reforça a presença do repórter é um trabalho que exige muita concentração e segurança ao falar, alguns jornalista acreditam que o aparecimento do repórter é uma assinatura do profissional na matéria, entendemos que essa presença do repórter não é por motivo tolo, e sim para confirmação do episódio, todavia nem toda matéria se exige a passagem, cabe ao editor decidir.
Segundo o artigo: “A prática da reportagem na TV, da Professora e Coordenadora do Curso de Jornalismo da UNORP, Maria Cristina Cais Silva Gomes”, o telejornalismo tem um ”aspecto que requer atenção especial e será o fio condutor de toda a reportagem a entrevista”. A reportagem na TV tem habilidades como à de manipular o tempo de uma entrevista, ser clara e objetiva em um tempo curto, fazendo as perguntas certas para o entrevistado para obter as repostas “certas” (principalmente nas reportagens ao vivo) na qual a matéria está sendo produzida.
A linguagem utilizada na TV deve ser coloquial, clara e objetiva, com cuidado nos adjetivos, um texto pausado de fácil compreensão, vale se lembrar que o papel do telespectador e assistir a reportagem e não de montá-la ou decifrá-la como se fosse um código. O off também é algo muito importante que deve ser comentado aqui pois ele , como já dito no inicio, deve casar com a imagem criando uma sintonia perfeita entre voz e imagem. O ambiente, sons e tom de voz também devem ser checados antes de ir ao ar. O relatório de reportagem também é algo importante deve ser entregue à edição resumindo detalhes da matéria como titulo da reportagem, data, nome do repórter e entrevistado entre outras informações que devem contar na reportagem.
Hozana Arruda
BIBLIOGRAFIA:
Artigo Cientifico: A prática da reportagem na TV
Autora: Professora e Coordenadora do Curso de Jornalismo da UNORP, Maria Cristina Cais Silva Gomes